segunda-feira, 9 de julho de 2012


Cuidados e Higiene

     Porquinhos da índia são animais limpos por natureza. Porém, é fundamental para a saúde deles que sejam tomados cuidados de higiene e limpeza rotineiros. Estes podem incluir banho, escovação, limpeza da glândula sebácea, limpeza das orelhas e cuidados com as unhas.

Banho e Escovação

     Em geral, porquinhos da índia de raças de pêlo curto não necessitam de banhos e escovações regulares, a menos que estejam sujos em demasia (contato com urina, fezes ou outras sujidades) ou que tenham alguma doença de pele cujo tratamento requeira que sejam dados banhos específicos. Para porquinhos da índia de raças de pêlo longo, é desejável que se mantenha uma rotina de escovação e banhos.

     A escovação pode ser feita com uma escova macia de bebê ou similar, ajudando a remover pêlos soltos e diminuindo, portanto, a queda de pêlos. Não é necessária para as raças de pêlos curtos, mas é muito importante para as raças de pêlos longos, mantendo a pelagem limpa e asseada, de modo a evitar que os pêlos emaranhem.

     Caso o porquinho da índia realmente necessite de um banho, este deve ser dado tomando alguns cuidados. O banho deve ser dado em recipiente raso com água morna, longe de correntes de ar. Evite molhar a cabeça, tomando todo cuidado para que não entre água nos ouvidos. Pode ser usado shampoo neutro ou para bebês, shampoo para gatos ou, preferencialmente, shampoo próprio para porquinhos da índia ou coelhos. Deve-se certificar que todo produto usado seja completamente removido. Após o banho, pode-se fazer uso de uma toalha e secador a fim de que os pêlos sejam secos totalmente, evitando que, pela umidade mantida, desenvolvam-se doenças de pele.


Limpeza da Glândula Sebácea

     Muitos donos não conhecem a existência da glândula sebácea de seus porquinhos da índia. Esta está localizada ao final das costas, onde estaria uma cauda (se porquinhos da índia tivessem cauda!). Alguns porquinhos da índia possuem glândulas sebáceas mais ativas, mais difíceis de limpar.

     Para a limpeza desta área, pode-se aplicar sabão ou detergente de coco, esfregando delicadamente. Deixe agir por alguns minutos e enxague completamente. Consulte um veterinário caso esta área pareça irritada ou infectada.





Limpeza das Orelhas
     É importante que o dono faça uma inspeção semanal das orelhas. Em especial orelhas claras requerem atenção, por serem mais propensas a desenvolver doenças de pele. Procure por ferimentos, descamação, secreção. A qualquer sinal de anormalidade, procure um veterinário. Para limpeza das orelhas, pode-se aplicar uma gota de óleo mineral em cada orelha (não nos ouvidos, apenas na parte externa), limpando cuidadosamente com um pano macio após 5 minutos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário