terça-feira, 10 de julho de 2012

Comportamento das chinchilas


Comportamento:


As chinchilas são animais de hábitos noturnos. Isso significa que dormem durante o dia e ficam acordadas e ativas durante a noite. São animais desconfiados por natureza, que não gostam muito de serem pêgos nem de ficar no colo. São independentes, gostam de correr, pular, subir em móveis e escalar lugares altos.

Em famílias, as chinchilas se apegam a seus parceiros, desenvolvendo uma relação de carinho e afeto que pode durar a vida toda. Portanto, embora algumas chinchilas possam viver bem sozinhas, a maioria prefere ter um companheiro ou uma companheira, mesmo que sejam do mesmo sexo. Algumas chinchilas chegam a ficar deprimidas sem o contato com outros da mesma espécie, de forma que convém sempre criá-las em pares.

Quando acostumadas desde pequenas, atendem pelo nome. São espertas - em geral mais inteligentes que outros roedores de pequeno porte - e atentas a tudo o que está à sua volta. Se assustam com barulhos altos e desconhecidos, mas habituam-se aos ruídos do ambiente, desde que não sejam muito altos e persistentes, especialmente no período de sono.

As chinchilas gostam e precisam de rotina. O ideal é deixar que elas durmam durante o dia todo, sem interrupções desnecessárias, em um local calmo, em que possam realmente descansar. À noite, quando estão mais ativas, esperam para comer e brincar e isso deve ser feito todos os dias nos mesmos horários, se possível, pois isso transmite segurança a elas.

Algumas pessoas dizem que os machos são mais dóceis que as fêmeas. Mas isso não é uma verdade absoluta. O temperamento de cada chinchila depende de fatores genéticos e ambientais, muito mais do que do seu sexo, de forma que não se pode afirmar categoricamente que os machos sejam mais dóceis. O que ocorre é que as fêmeas são animais dominantes. Elas impõem esta dominância dentro da gaiola, usando de comportamentos que podem ser encarados por nós como agressivos, mas que nada mais são do que atitudes para estabelecer a hierarquia entre eles. No contato com os humanos, não há diferenças significativas de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário