segunda-feira, 9 de julho de 2012


Alimentação

     A alimentação é a base de uma boa saúde. Bons donos se preocupam em fornecer uma dieta adequada, aprendendo sobre as necessidades dos porquinhos da índia.

 

Uma boa alimentação deve incluir diariamente:
Feno em quantidade ilimitada
Vegetais frescos
Água fresca
Vitamina C
Ração apropriada

Feno ou Capim:
     O feno de capim ou capim fresco deve ser a base da alimentação do porquinho da índia. Deve estar disponível 24 horas por dia, em quantidade ilimitada.

     O feno é uma mistura de plantas desidratadas, mantendo seus nutrientes mas aumentando o tempo de armazenamento. Existem diversos tipos de feno, porém o feno indicado para os porquinhos da índia é o feno de capim. O feno de alfafa, mais facilmente encontrado em pet shops, é muito rico em cálcio, podendo causar problemas urinários em porquinhos da índia.

     O capim é um alimento natural dos porquinhos da índia, podendo ser fornecido fresco (bem lavado, colhido em local seguro, onde não esteja contaminado por poluição de carros ou urina de cães) ou em forma de feno. O feno de capim é muito importante para a manutenção dos dentes dos porquinhos da índia, que crescem continuamente. Além disso, as fibras do feno de capim são essenciais para o bom funcionamento do sistema digestivo dos porquinhos, que são animais estritamente herbívoros.

     Vitamina C:
     Os porquinhos não fabricam a própria vitamina C, assim como nós, humanos, portanto precisam recebe-la através de uma alimentação adequada. Os porquinhos necessitam cerca de 20mg/kg de vitamina C diariamente. A falta de vitamina C ocasiona diversos problemas (em especial o escorbuto, que pode levar à morte se não houver rápido tratamento). A vitamina C pode ser obtida através de ração específica para porquinhos da índia e vegetais variados; porém, caso a ração em uso não contenha a vitamina C, é recomendado suplementar a alimentação de seu porquinho da índia com vitamina C líquida (Vita-Vet C, Redoxon gotas, ou genérico), 2 gotas diariamente.

     Ração:
     A ração não deve ser a base da alimentação do porquinho, e não deve ser oferecida à vontade. Deve ser preferencialmente específica pra porquinhos da índia.

   Para que os porquinhos da índia tenham uma alimentação equilibrada, a escolha da ração é muito importante. O ideal é que se forneça ração específica para porquinhos da índia. A ração de coelhos deve ser evitada, pois não é balanceada de acordo com as necessidades nutricionais dos porquinhos da índia. Quando não for possível adquirir ração específica para porquinhos, pode ser dada uma ração para coelhos desde que não contenha hormônios e carne.

     É muito importante também o equilíbrio cálcio/fósforo, devendo estar o mais próximo possível da relação 1,5:1. O desequilíbrio desta relação pode ocasionar problemas, como cálculo urinário. Rações para coelho costumam ter uma quantidade grande de cálcio. Porquinhos absorvem metade de todo o cálcio que consomem, e para adultos, pode haver uma sobrecarga caso a dieta contenha cálcio demais. Muitas rações para coelhos possuem uma quantidade excessiva de vitamina D, o que é prejudicial, e uma quantidade de vitamina E muito baixa para porquinhos, o que pode levar a problemas reprodutivos e musculares.

     Lembre-se também de que nenhuma ração para coelhos conterá vitamina C, essencial para os porquinhos, sendo importante a suplementação com verduras e frutas frescas.

    Vegetais:
   

     Na natureza, os porquinhos da índia se alimentam de vegetação, principalmente capim.

     É muito importante que, como animais de estimação, recebam além da ração, porções de vegetais frescos todos os dias, para que obtenham vitamina C e outros nutrientes. Além disso, principalmente os vegetais fibrosos servem para desgaste natural dos dentes.

     Lembre-se: não forneça nada que você mesmo não comeria, como legumes, verduras e frutas mal-lavados ou estragados! Dê vegetais frescos e limpos! Os vegetais podem ser servidos em porções (cerca de 1 copo) uma ou mais vezes ao dia. Prefira verduras escuras, pois em geral, contêm mais vitamina C.

     (Atenção, mesmo vegetais fibrosos não substituem o feno, que deve ser fornecido em quantidade ilimitada).


NÃO RECOMENDADO NA DIETA:
Evite mix ou peticos com nozes, sementes, frutas secas e pedaços coloridos.
Não dê leite, carne ou derivados (porquinhos da índia são herbívoros)
Evite sementes em casca (como sementes de girassol), que podem causar asfixia, além de poder causar ferimentos internos.
Evite ração de coelho (eles não contêm vitamina C e algumas podem até mesmo incluir antibióticos tóxicos para os porquinhos da índia).
Evite vegetais crucíferos (repolho, couve, couve chinesa, brócolis), pois eles podem causar gases em seu animal de estimação.
Não use blocos minerais. Evite petiscos comerciais, mesmo que sejam direcionados a porquinhos da índia, pois em geral contém ingredientes prejudiciais. Muitos contêm gordura, açúcares e cálcio, mesmo em excesso, e o consumo pode resultar em diminuição do consumo dos alimentos básicos que realmente precisam.


NADA DE POLIVITAMÍNICOS! Vitamina C pura é bom, mas não polivitamínicos. Quantidades excessivas de vitaminas lipossolúveis, como A e D podem causar sérios problemas para o seu animal de estimação

Nenhum comentário:

Postar um comentário